O diretor-geral do Polo de Inovação IFMG, Alexandre Pimenta, participou do 1º Encontro dos Polos de Inovação da Rede Federal, nos dias 17 e 18 de agosto, em Vitória, Espírito Santo.
O evento contou com a participação de representantes de outros Polos de Inovação e teve como objetivo compartilhar experiências e construir uma agenda comum de discussões sobre seus desafios e oportunidades.
Além de gestores ligados aos polos e reitores dos institutos federais, o encontro reuniu dirigentes do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), parceiros do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) na realização do evento.
Entre os principais assuntos debatidos, estiveram os desafios da integração de ações entre os polos, a diversificação de modelos de negócios, as necessidades de melhorias em marcos legais e a ampliação de pessoal para as unidades. Também pautou o evento a intenção de afirmação de uma identidade própria dos Polos de Inovação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (RFEPT).
Polos de Inovação
Os 14 Polos de Inovação são unidades das instituições da RFEPT voltados para o atendimento de demandas dos setores produtivos por pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) e a formação profissional para atividades produtivas de base tecnológica.
O Polo IFMG é credenciado pela Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) para atuar em projetos de inovação em parceria com empresas na área de “Mobilidade e Sistemas Inteligentes”.
Projeto em Vitória
De Minas Gerais para outros estados do país. O 15º contrato do Polo IFMG vem da cidade de Vitória, no Espírito Santo. A empresa Aratu assinou no dia 4 de agosto um Acordo de Parceria no valor de R$ 516.902,00.
O projeto que será desenvolvido com a empresa Aratu foi nomeado de “Sistema inteligente para análise de dados e tomada de decisão em modelagem Euleriana e Lagrangeana”. O objetivo é o desenvolvimento de um sistema para análise de dados, previsão e tomada de decisão relativo a fator de emissão de material particulado sobre o modelo de processo a ser estudado.
Com informações do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)