As atividades de pesquisa e inovação desenvolvidas pelo Polo de Inovação IFMG têm percorrido longas distâncias e atingido outros estados do país. De Minas Gerais, onde o Polo IFMG está localizado, para Macapá, capital do Amapá, onde está instalada a empresa Ecológica Soluções Sustentáveis. É de lá o 14º contrato, que foi assinado no dia 4 de agosto.
O projeto que será desenvolvido com a Ecológica Soluções Sustentáveis foi nomeado de “Ecosmart”, cujo objetivo é o desenvolvimento de um sistema de cobrança pela prestação de serviço de manejo de resíduos, utilizando uma rede local de destinação de resíduos (próprio e/ ou em parceria).
Os pesquisadores envolvidos no projeto são de três campi diferentes. Do Campus Betim, atua o docente Virgil Del Duca Almeida, que será o coordenador do projeto. Do Campus Santa Luzia, vem o professor Felipe Monteiro Lima. E do Campus Formiga, o docente é o Gustavo Lobato. Além dos pesquisadores, quatro alunos serão selecionados para participarem do desenvolvimento do projeto.
O “Ecosmart” terá duração de 18 meses contados a partir da assinatura do contrato. O valor do projeto ficou em R$ 327.080,00. Esse valor foi dividido em quatro partes: um terço dos recursos é feito com financiamento não reembolsável pela Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), e outros dois terços são divididos entre o Polo de Inovação IFMG e a empresa Ecológica Soluções Sustentáveis. O projeto também contou com o financiamento do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
A empresa Ecológica Soluções Sustentáveis é dirigida pelos empresários Geremy Carlos Freitas e Maria de Fátima Ricarto da Silva.
O Polo IFMG é credenciado pela Embrapii para atuar em projetos de inovação em parceria com empresas na área de “Mobilidade e Sistemas Inteligentes”.
Pesquisadores