O Polo de Inovação IFMG foi selecionado para participar do Programa de Excelência da Embrapii (Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), órgão ao qual é credenciado para atuar em projetos de inovação na área de “Mobilidade e Sistemas Inteligentes”. Na manhã desta quarta-feira, dia 5, a consultora de Excelência em Prospecção da Embrapii, Patrícia Santos, esteve reunida com a equipe do Polo IFMG na sala de reunião para dar início à atividade de “Diagnóstico das práticas de prospecção da unidade”.
No início da reunião, foi realizada a apresentação da equipe do Polo IFMG, composta pelos servidores: Alexandre Pimenta (diretor-geral); Rodrigo Menezes Sobral Zacaroni (coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação); Cíntia Santos (coordenadora da Seção Administrativa); Fabrício Daniel Freitas (coordenador da Seção Financeira); André Luiz da Silva (responsável pela área de Tecnologia da Informação); Giego Alves de Souza (tecnólogo em Gestão Pública, que atua na Seção Administrativa); Gustavo Lobato (pesquisador); Gláucia Maria de Carvalho Cota (professora visitante); Éder Júnior Alves (professor visitante), que não estava presente. Também participou da reunião o diretor-geral eleito do IFMG – Campus Formiga, Patrick Santos de Oliveira.
A consultora da Embrapii Patrícia Santos
Após a apresentação da equipe, o coordenador Rodrigo Zacaroni mostrou por meio de slides a estrutura organizacional do Polo IFMG, falou sobre a área de atuação, sublinhas de pesquisas, indicadores e descrição dos principais projetos, e explicou como são realizadas as prospecções.
A consultoria que iniciou no período da manhã foi realizada até o final da tarde. Após a análise de diagnóstico, o Polo IFMG passará por outras fases da consultoria da Embrapii.
Sistema de Excelência
O Sistema de Excelência Operacional Embrapii (EOE) é uma referência para sistemas de gestão, específico para instituições de pesquisa apoiadas pela Embrapii, e descreve requisitos operacionais para uma unidade de forma a contribuir para a realização dos objetivos do sistema da associação brasileira de pesquisa.
Os objetivos específicos são do sistema são: descrever os processos de negócio, componentes de um modelo de gestão sugeridos para uma unidade Embrapii; orientar a unidade sobre o desenvolvimento contínuo de conhecimentos na área de competência para garantir o papel de indutor da tecnologia; apoiar o sistema Embrapii nos processos de qualificação e acompanhamento das suas unidades.
O Sistema EOE foi formulado para permitir o desenvolvimento das unidades do sistema Embrapii, sintonizadas com os clientes e com as demandas do contrato de gestão com o governo federal. Sua progressiva adoção contribuirá para a obtenção dos subsídios necessários para o acompanhamento de seu desenvolvimento, de seus impactos nas empresas e do cumprimento das metas globais do sistema Embrapii.