A equipe do Polo de Inovação IFMG tem realizado reuniões de negócios com diversas empresas. Na quarta-feira passada, dia 28, foi a vez de receber representantes da empresa Carmeuse Brasil, que tem fábrica em Formiga, localizada na BR-354. A unidade brasileira é filial da multinacional belga Carmeuse, produtora de cal. A reunião foi realizada no auditório do Laboratório de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo Universitário (Liceu LabMaker), no IFMG – Campus Formiga.
O diretor-geral do Polo IFMG, Alexandre Pimenta, recebeu as representantes da empresa Carmeuse Brasil: a gerente de Operações, Rosiene Pimenta, e a gerente de Recursos Humanos, Renata Kalid. Alexandre apresentou o IFMG e o Polo de Inovação a elas, destacando o papel inovador dos projetos e como o modelo de negócios da Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), órgão ao qual o Polo é credenciado, permite agilidade e flexibilidade aos projetos de inovação.
Também estiveram presentes na reunião, o coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) do Polo IFMG, Rodrigo Menezes Sobral Zacaroni; representando o Grupo de Soluções em Engenharia (GSE do IFMG - Campus Formiga), o professor/pesquisador Gustavo Lobato; o coordenador do Liceu LabMaker, professor Miguel Rivera Peres Júnior; e o diretor-geral eleito do Campus Formiga, professor Patrick Santos de Oliveira.
Investimento de 50 milhões de dólares
No início de junho, representantes da equipe executiva da Carmeuse Brasil estiveram reunidos com o prefeito da cidade de Formiga, Eugênio Vilela. Na ocasião, eles anunciaram que a empresa investirá na fábrica localizada no munícipio 50 milhões de dólares, o que possibilitará a criação de cerca de 200 empregos diretos e indiretos.
A companhia é uma das líderes mundiais na fabricação e comercialização de cal para diversas aplicações: agronegócio, mineração, siderurgia, indústria química, celulose e papel, tratamento de água, vidro e cerâmica.
A Carmeuse é uma empresa familiar fundada em 1860 na Bélgica. Com sede global localizada em Louvain-la-Neuve (Bélgica), o Grupo Carmeuse tem aproximadamente 4.500 funcionários e atende mais de 8.500 clientes anualmente através de uma rede global de 80 fábricas e 50 minas de calcário.O grupo hoje possui mais de 90 operações espalhadas pela Europa, América do Norte, América do Sul, África e Ásia.
Operação no Brasil
A operação do grupo belga no Brasil começou em 2017, a partir da integração com a Óxidos Brasil e Hub de Soluções. Em 2019, foi feita a aquisição da Cal Arco Íris e, em 2020, as empresas foram incorporadas pela Carmeuse Brasil.