Representantes do Polo de Inovação IFMG realizaram reunião virtual com membros de IFMaker’s para tratar sobre parceria de colaboração. O objetivo é promover prospecção de empresas entre o Polo IFMG e os ambientes IFMaker’s. Estiveram representados os ambientes de inovação de Ouro Preto; de Ribeirão das Neves (Ápice) e de Formiga (Liceu LabMaker).
A reunião foi realizada no dia 12 de maio, e foi organizada pelo coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), Rodrigo Menezes Sobral Zacaroni. O Polo IFMG pretende criar uma série de incentivos para os ambientes IFMaker’s que atuarem como colaboradores do Polo. Novas reuniões serão agendadas para que os detalhes dessa parceria sejam definidos. Representantes do Polo de Inovação IFMG realizaram reunião virtual com membros de IFMaker’s para tratar sobre parceria de colaboração. O objetivo é promover prospecção de empresas entre o Polo IFMG e os ambientes IFMaker’s. Estiveram representados os ambientes de inovação de Ouro Preto; de Ribeirão das Neves (Ápice) e de Formiga (Liceu LabMaker). A reunião foi realizada no dia 12 de maio, e foi organizada pelo coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), Rodrigo Menezes Sobral Zacaroni. O Polo IFMG pretende criar uma série de incentivos para os ambientes IFMaker’s que atuarem como colaboradores do Polo. Novas reuniões serão agendadas para que os detalhes dessa parceria sejam definidos.
IFMaker
O IFMaker é um espaço que conjuga objetos físicos com softwares onde todos podem criar, construir ou consertar objetos com as próprias mãos consolidando a cultura mão na massa. É um espaço ideal para o desenvolvimento de artesanato, eletrônica, impressão 3D, marcenaria, metalurgia, robótica e o uso de máquinas CNCs (Computer Numeric Control, ou Controle Numérico Computadorizado).
Investimento à inovação
Em outubro do ano passado, o diretor-geral do Polo IFMG, Alexandre Pimenta, doou R$ 45 mil em equipamentos para o Laboratório de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo Universitário (Liceu LabMaker), coordenado pelo professor Miguel Peres. O Liceu funciona no IFMG – Campus Formiga. O laboratório é composto por um grupo de 14 pessoas, incluindo docentes, técnicos administrativos e estudantes, que tem o objetivo de ser um espaço de fomento à cultura empreendedora visando à consolidação de um ecossistema de inovação em Formiga e região e contribuir para o fortalecimento de atividades extensionistas como eventos e suporte aos empreendedores (potenciais e estabelecidos) colaborando também nas ações de ensino e pesquisa consolidando o tripé de atuação das instituições de ensino superior: Ensino, Pesquisa e Extensão.