O trabalho de pesquisa desenvolvido pelo Polo de Inovação IFMG vem rendendo frutos. No início deste mês, foi publicado o artigo “Base de dados Intraveiculares – Aquisição e Análise” - de autoria de pesquisadores do Polo IFMG - na revista científica “Sinergia”, do Instituto Federal de São Paulo. O artigo pode ser acessado em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/sinergia/article/view/1501.

O artigo científico se originou do projeto desenvolvido pelo Polo IFMG em 2015, por meio do edital de pesquisas nº 172, tendo como área de atuação “Planejamento de Projetos de Inovação em Sistemas Automotivos Inteligentes”. O projeto de pesquisa recebeu o título de “Análise de dados sensoriais no monitoramento de temperatura, umidade e dióxido de carbono interno de veículos” e foi coordenado pela Profa. Dra. Ana Flávia Peixoto de Camargos (hoje docente do CEFET-RJ Campus Maracanã), com a colaboração do Prof. Me. José Antonio Moreira de Rezende (professor dos cursos de Engenharia Elétrica e Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio do IFMG campus Formiga).

Também participaram do projeto a engenheira eletricista Bruna Cássia Ferreira Silva (na época aluna do curso de Engenharia Elétrica), o aluno do curso de Engenharia Elétrica Otávio Cosme Matias (na época aluno do Curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio) e o engenheiro eletricista Rodrigo Menezes Sobral Zacaroni, técnico laboratorista da área de Eletrônica. Todos eles alocados no Campus IFMG - Formiga.

Durante a vigência do projeto, Rodrigo Zacaroni era técnico laboratorista e estudante do curso de Engenharia Elétrica do IFMG campus Formiga. Hoje, além de técnico laboratorista, ele é Mestre em Sistemas e Automação pela UFLA (Universidade Federal de Lavras) e atual coordenador Financeiro do Polo IFMG.

O artigo

No artigo, é relatada a pesquisa que foi realizada para coletar, analisar e montar uma base de dados de temperatura, umidade, CO e CO2 oriundos de sensores e instrumentos instalados dentro de um automóvel. As informações dos sensores foram coletadas e enviadas ao software LabVIEW da Texas Instruments, a fim de armazenar e representar por meio de gráficos esses dados. Com o auxílio da placa Arduino, foi realizada a leitura de temperatura e umidade e, com o auxílio do instrumento Testo (modelo 315-3), as leituras de CO e CO2. Todas as variáveis foram gravadas no computador para criar uma base de dados de todas as informações para, posteriormente, serem analisadas utilizando técnicas estatísticas.

  

SIGA-NOS
  

 IFMG Campus-Formiga  | Bloco B - 2º Andar, Rua Padre Alberico 440, Bairro São Luiz,  Formiga - MG, CEP: 35.577-020
Copyright © 2020 Polo de Inovação IFMG - Unidade Embrapii. Todos os direitos reservados.