Dos 13 indicadores de desempenho, a Unidade conseguiu 100% em 12 deles
O Polo de Inovação IFMG é credenciado pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) para atuar em projetos de inovação em parceria com empresas na área de “Mobilidade e Sistemas Inteligentes”. As ações da Embrapii são orientadas por um conjunto de indicadores de desempenho e de metas que deve ser seguido pelas unidades credenciadas. Em cinco meses, o Polo IFMG conseguiu atingir 99% no Quadro de Indicadores e Metas (QIM) da Embrapii. A nota máxima é 100%.
Dos 13 indicadores de desempenho, a Unidade conseguiu pontuar com percentual máximo em 12 deles. Os indicadores com nota máxima se referem aos seguintes itens: “prospecção de empresas”; “número de propostas técnicas”; “contratação de projetos”; “contratação de empresas”; “participação de empresas em eventos”; “participação de alunos(as) em projetos de PD&I”; “taxa de sucesso de propostas técnicas”; “recursos aportados pela Embrapii”; “recursos aportados por empresas”; “recursos aportados pela Unidade Embrapii”; “totais R$ por exercício”; “pedidos de propriedade intelectual”.
O único indicador de desempenho em que o Polo IFMG ainda não atingiu 100% diz respeito ao item “participação financeira das empresas no portfólio”, que atualmente está em 95%.
O Quadro de Indicadores e Metas refere-se ao período da última assinatura do Plano de Ação com a Embrapii, realizada no dia 17 de dezembro de 2021 até os dias atuais. Na ocasião, o Polo IFMG passou por uma avaliação da Embrapii, quando deixou a fase de “consolidação” e avançou para o patamar de unidade. O novo Plano de Ação firmado abrange o período de 2022 a 2027.
A cada nova atividade realizada pelo Polo IFMG (prospecções, participação em eventos, assinaturas de contratos) o quadro de indicadores é atualizado pela equipe de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Os números indicam que o Polo tem evoluído. Na última matéria sobre o assunto escrita no final de agosto de 2023, o Polo IFMG havia atingido 97% das metas. Além disso, dos 13 indicadores de desempenho, apenas 7 haviam atingido nota máxima de 100%.
Contratos
Atualmente, o Polo IFMG tem nove projetos em andamento com as empresas: Prumo Engenharia; Aratu; Ecológica; Reachr; Engeoil; NegocIA; AvanteTech e Total Apoio; Prodoeste e JMM Tech.
Apenas em três meses, o Polo IFMG assinou quatro contratos e já conseguiu ultrapassar a meta da Embrapii, que prevê a assinatura de pelo menos três contratos por ano. Entre os meses de janeiro e março deste ano, foram firmadas parcerias com as empresas NegocIA, AvanteTech e Total Apoio, Prodoeste e JMM Tech.
Dos 20 projetos assinados pelo Polo em parceria com empresas, 10 já foram concluídos.
Modelo Embrapii
O modelo de negócios Embrapii, órgão ao qual o Polo IFMG é credenciado, permite agilidade e flexibilidade aos projetos de inovação. O custeio dos contratos funciona da seguinte forma: um terço dos recursos é feito com financiamento não reembolsável pela Embrapii e os outros dois terços são divididos entre o Polo de Inovação e a empresa parceira.
Os projetos desenvolvidos no Polo IFMG são feitos em macroentregas com o aceite do empresário, e o tempo de cada projeto é variável, dependendo da complexidade da tecnologia a ser criada.