O Polo de Inovação IFMG firmou Acordo de Parceria com a empresa Engeoil, de Belo Horizonte. A assinatura do contrato ocorreu nesta segunda-feira, dia 20, por meio do SEI (Sistema Eletrônico de Informações).
O projeto que será desenvolvido com a Engeoil foi nomeado de “Aplicação combinada de Modos e Efeitos de Falhas (FMEA) com Inteligência Artificial (IA) na gestão da manutenção”, cujo objetivo é o desenvolvimento de um protótipo de uma aplicação (software) que se baseia no histórico de laudos das análises de óleos para identificar tendências/anormalidades e, com isso, identificar mais precisamente os modos de falha, contribuindo para a construção de um plano eficiente de manutenção preditiva.
Com duração de 12 meses, o valor do projeto ficou em R$ 278.278,00. Esse valor foi dividido em quatro partes: um terço dos recursos é feito com financiamento não reembolsável pela Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), e outros dois terços são divididos entre o Polo de Inovação IFMG e a empresa Engeoil. O projeto também contou com o financiamento do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
A maioria dos pesquisadores envolvidos no projeto são do Campus Sabará: Diego Oliveira Miranda, que será o coordenador, e os pesquisadores Bruno Nonato Gomes, Carlos Alexandre Silva e Daniel Bruno Fernandes Conrado. Do Campus Formiga, atua no projeto André Luiz da Silva. Além dos pesquisadores, dois alunos serão selecionados para participarem do desenvolvimento do projeto.
Empresa
Fundada em 1990, a Engeoil oferece diversas soluções integradas por meio de projetos de consultoria com inovação tecnológica, gerenciamento de banco de dados, inteligência artificial, tratamento estatístico dos dados, cursos e treinamentos. A empresa é dirigida por Geraldo Abranches Mota Batista.
A Engeoil se concentra em três grandes áreas.
A primeira é a prestação de serviços de manutenção preditiva por meio de análise de óleos e a segunda são projetos de consultoria para otimização de resultados e a terceira cursos “in loco” ou on-line, nas áreas de gestão, confiabilidade e técnicas aplicadas de manutenção preditiva.