O projeto "Sistema de Comunicação para Otimização de Processo de Produção de Concertina" do Polo de Inovação IFMG em parceria com a empresa HF Metalúrgica passou pelo processo de registro de software. O Núcleo de Inovação Tecnológica do IFMG (NIT) intermediou o processo de registro e o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) expediu o Certificado de Registro de Programa de Computador no dia 3 de outubro.
Com o registro do software, os pesquisadores/inventores cederam o direito de uso e comercialização para a empresa HF Metalúrgica e para o IFMG. Os autores/inventores do software são os pesquisadores do projeto: Patrick Santos de Oliveira, que foi o coordenador e é atualmente o diretor-geral do Campus Formiga, e os alunos Gabriel Gomes Oliveira Melo, Mateus Francisco Vieira Soares e Gabriel Antônio Francisco de Oliveira.
O objetivo do projeto foi desenvolver um sistema de comunicação para otimizar o processo de produção de concertinas da empresa a partir de um computador central.
O Acordo de Parceria que foi assinado em dezembro de 2019 e finalizado em setembro de 2021 com a empresa HF Metalúrgica foi desenvolvido durante a pandemia do Covid-19, em meio ao distanciamento social. O acompanhamento do projeto foi feito totalmente a distância por meio de reuniões on-line e pelo programa Redmine, que é um software livre, gerenciador de projetos baseados na web e ferramenta de gerenciamento de bugs.
A HF Metalúrgica produz concertinas, cerca ouriço, lanças para muro, cilindro, serpentina, dentre outros produtos. A empresa está localizada na cidade mineira de Cláudio.
Parte da equipe com representantes da empresa na época do desenvolvimento do projeto
Registro de software
O Polo IFMG atua em parceria com o Núcleo de Inovação Tecnológica do IFMG (NIT), que é responsável pela gestão de inovação no Instituto Federal de Minas Gerais, avaliando os critérios de proteção das pesquisas desenvolvidas e auxiliando os pesquisadores em todo processo de proteção. Ele atua na intermediação de transferência de tecnologia entre o instituto e empresas, visando à sua comercialização e favorecendo o desenvolvimento tecnológico do país. Dessa forma, o NIT atua em conjunto com o INPI, autarquia federal vinculada ao Ministério da Economia, para possibilitar o registro de marcas, patentes, software, desenho industrial, dentre outros.
Modelo de negócios Polo/Embrapii
O projeto desenvolvido entre o Polo IFMG e a empresa HF Metalúrgica seguiu os moldes da Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), em que um terço dos recursos é feito com financiamento não reembolsável pela Embrapii e os outros dois terços são divididos entre o Polo de Inovação e a empresa parceira. Desde 2015, o Polo IFMG é credenciado pela Embrapii para executar projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Atualmente, a área de competência é em "Mobilidade e Sistemas Inteligentes".