Em agosto, o Polo de Inovação IFMG firmou um Acordo de Parceria com a empresa Aratu, especializada no desenvolvimento e fabricação de equipamentos para pesquisa e monitoramento ambiental. Os pesquisadores Ivan Reinaldo Meneghini (blusa azul) e Thiago Henrique Barbosa de Carvalho Tavares (blusa amarela) que estão desenvolvendo um projeto com a Aratu, desde setembro, foram pessoalmente conhecer a empresa que está localizada em Vitória, no Espírito Santo. A visita ocorreu na terça-feira, dia 3.
Os pesquisadores são do Campus Ibirité. Eles foram recebidos pelo diretor executivo da empresa, Nélio Augusto Secchin (segundo da esquerda para a direita), pela diretora financeira, Diana Abreu, e pelo diretor de tecnologia, Sávio Cuzzuol (último da esquerda para a direita). O objetivo da visita foi esclarecer alguns pontos específicos do projeto, como aplicação a ser desenvolvida, características dos sensores, dos dados gerados, dentre outros detalhes.
O projeto que será desenvolvido com a empresa Aratu foi nomeado de “Sistema inteligente para análise de dados e tomada de decisão em modelagem Euleriana e Lagrangeana”. O objetivo é o desenvolvimento de um sistema para análise de dados, previsão e tomada de decisão relativo a fator de emissão de material particulado sobre o modelo de processo a ser estudado.
Além dos pesquisadores Ivan Meneghini (coordenador), Thiago Tavares e Gustavo Lobato (Campus Formiga), quatro alunos participam do desenvolvimento do projeto, que terá duração de dois anos.
Modelo de negócios Polo/Embrapii
O Polo de Inovação IFMG é credenciado pela Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) para atuar em “Mobilidade e Sistemas Inteligentes”. O projeto com a Aratu foi firmado no modelo de negócios Polo/Embrapii, que é ágil e sem burocracia. O valor do projeto ficou em R$ 516.902,00 e foi dividido em quatro partes: um terço dos recursos é feito com financiamento não reembolsável pela Embrapii, e outros dois terços são divididos entre o Polo IFMG e a empresa Aratu. O projeto também contou com o financiamento do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).