Os pesquisadores do Polo de Inovação IFMG: prof. Dra. Luciana Lourdes Silva e prof. Me. Jânio Rosa da Silva, ambos do IFMG Campus Ouro Branco, receberam o prêmio de melhor artigo publicado no Simpósio Internacional sobre Engenharia e Medição de Software Empírico. O evento ocorreu no dia 24 de outubro, em Barcelona, na Espanha.
Além dos pesquisadores do Polo IFMG, o artigo intitulado “Detecting Code Smells using ChatGPT: Initial Insights” tem a participação dos professores do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) João Eduardo Montandon e Marco Tulio Valente, e do aluno Marcus Andrade.
O simpósio internacional é a principal conferência sobre engenharia e medição de software empírico, e tem como objetivo reunir pesquisadores, profissionais e educadores para compartilhar e discutir os avanços mais recentes, inovações, tendências e preocupações na área. Os organizadores destacam que o evento proporciona um espaço para a troca de ideias e experiências que promovem a compreensão e o estudo dos fenômenos em engenharia de software sob uma perspectiva empírica. Além disso, a conferência incentiva a análise de processos, o design e a estruturação de estudos empíricos, além de focar nos resultados de investigações específicas que possam beneficiar a comunidade científica e a prática profissional.
Pesquisadores do Polo
Os pesquisadores Luciana Silva e Jânio Silva participam atualmente de dois projetos do Polo IFMG. Ambos estão trabalhando nos projetos PrumoTech (PFood - Sistema Inteligente de Gestão e Logística Alimentícia), coordenado pela diretora-geral Paloma Lima, e RoadRunner e Otus7 (Arquitetura Inteligente para Gestão de Rodovias). Neste último, Luciana atua como coordenadora.