Projeto em parceria com a Touch Comp realiza primeira macroentrega para desenvolvimento de solução com inteligência artificial
Publicado em: Terça-feira, 19 Maio 2026 12:05
O Polo de Inovação do IFMG unidade Ouro Embrapii, realizou, no dia 18 de maio, a primeira macroentrega do projeto “Geração Automática de Consultas SQL/HQL Utilizando Modelos de Linguagem (LLMs)”, desenvolvido em parceria com a empresa Touch Comp. A reunião ocorreu em formato híbrido e marcou a entrega de uma importante etapa de estruturação técnica da solução.

O projeto busca desenvolver uma tecnologia capaz de gerar automaticamente consultas SQL/HQL a partir de comandos em linguagem natural. A proposta permitirá que usuários do sistema ERP da empresa realizem buscas e obtenham informações no banco de dados de forma mais simples, rápida e intuitiva, reduzindo a complexidade na criação de relatórios e análises personalizadas.
Nesta primeira macroentrega, foram concluídas atividades estratégicas para o desenvolvimento da solução, incluindo o levantamento de requisitos do sistema, a definição de proto-personas e storytelling de uso da ferramenta, além da análise da estrutura do banco de dados corporativo. Essas entregas são fundamentais para garantir que o desenvolvimento tecnológico esteja alinhado às necessidades reais dos usuários e aos processos internos da empresa.
Participaram da reunião os pesquisadores Diego Oliveira Miranda, Daniel Bruno Fernandes Conrado, Carlos Alexandre Silva e Bruno Nonato Gomes, além do representante da empresa, Denis Ribeiro, e do representante do Polo de Inovação, Luis Miguel Bolaños da Fonseca.
Com investimento de R$ 678.347,20, o projeto prevê a entrega de um protótipo funcional validado no ambiente da empresa, alcançando o Nível de Maturidade Tecnológica TRL 6, etapa que demonstra a viabilidade técnica e operacional da solução proposta.
A próxima fase do projeto será dedicada ao desenvolvimento do protótipo inicial com geração básica de consultas SQL/HQL, avançando na aplicação prática de modelos de linguagem voltados à interação inteligente com bancos de dados corporativos.