Polo de Inovação IFMG avança no desenvolvimento de plataforma inteligente para otimização de serviços de proteção de bens móveis com a empresa Aliar
Publicado em: Segunda-feira, 15 Dezembro 2025 14:16
O Polo de Inovação IFMG unidade Embrapii iniciou hoje (15/12) o projeto para desenvolvimento de uma plataforma inteligente voltada para cooperativas de seguro, sociedades seguradoras e associações de proteção patrimonial mutualista. O projeto tem como foco otimizar a gestão de sinistros, reduzindo o tempo de resposta e simplificando a experiência dos usuários.

A solução integra técnicas de inteligência artificial e conexões via Application Programming Interface (API) para automatizar etapas críticas dos processos operacionais. Tradicionalmente, a cadeia de gestão de sinistros demanda grande volume de trabalho manual e depende de sistemas com baixo nível de interoperabilidade. A proposta do Polo de Inovação IFMG promove a integração dos fluxos, padroniza registros e reduz gargalos, permitindo maior eficiência e agilidade na finalização dos serviços de proteção de bens móveis.
Com maturidade tecnológica prevista em TRL nível 8, o projeto representa um avanço significativo para o setor, oferecendo uma alternativa robusta, escalável e alinhada às necessidades de digitalização do mercado segurador. A iniciativa conta com investimento total de R$ 908.062,90 e terá duração de 18 meses.
Equipe IFMG envolvida:
• Adriano Olímpio Tonelli – Campus Formiga (coordenador)
• Leonardo de Souza Cimino – Reitoria
• Marcos Vinícius Andrade de Campos – Reitoria
• Welber Ribeiro da Silva – Campus Ouro Preto
