Polo de Inovação do IFMG esteve presente no IV InovEPT
Publicado em: Terça-feira, 23 Junho 2026 10:50
O Polo de Inovação do IFMG unidade Ouro Embrapii marcou presença no IV Encontro Nacional de Inovação e Empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica (IV InovEPT), realizado entre os dias 16 e 18 de junho, em Brasília (DF). Promovido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), o evento reuniu representantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para discutir estratégias voltadas à inovação, ao empreendedorismo, à pesquisa aplicada e à sustentabilidade.

Representando o Polo de Inovação do IFMG, participaram do encontro Izabele Mascarenhas, chefe da seção de Finanças, e Fabrício Freitas, supervisor e apoio técnico financeiro e administrativo, que acompanharam uma programação composta por palestras, mesas de discussão, oficinas e apresentações de projetos desenvolvidos por instituições de todo o país. O evento proporcionou um ambiente de troca de experiências, compartilhamento de boas práticas e fortalecimento de parcerias estratégicas para o desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica brasileira.
Para Izabele Mascarenhas, “estar presente no InovEPT reforça o compromisso do Polo de Inovação IFMG em buscar constantemente novas conexões e entendimento atualizado deste ecossistema”. O maior ponto de destaque do evento para Fabrício Freitas foi a convergência entre as demandas da indústria por projetos estruturantes de PDI e o modelo de verticalização dos Institutos Federais. “Ficou evidente o forte interesse em transformar iniciativas de responsabilidade social em programas de pesquisa de longo prazo (como as agendas de Economia Circular e os editais temáticos). Além disso, a urgência em atrair e reter jovens nas carreiras STEM, utilizando o fomento à pesquisa desde o Ensino Médio Técnico Integrado, mostrou que o nosso modelo de formação está no centro da solução para os desafios do país”.
Outro ponto importante sobre o evento InovEPT foi a participação dos representantes do Polo IFMG na reunião de articulação institucional, uma oportunidade ímpar para alinhar as competências da instituição com as grandes diretrizes de transição energética, sustentabilidade e tecnologia social propostas por atores estratégicos como a Petrobras, e a Embrapii.
O InovEPT tem como propósito fomentar a inovação e o desenvolvimento tecnológico no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, incentivando a aproximação entre instituições de ensino, setor produtivo e governo. Nesta quarta edição, o encontro também ampliou os debates sobre sustentabilidade, pesquisa aplicada, transferência de tecnologia e empreendedorismo como instrumentos para o desenvolvimento regional e nacional.
A participação do Polo de Inovação do IFMG reforça o compromisso institucional com a promoção da inovação, da pesquisa aplicada e da construção de soluções tecnológicas voltadas às demandas da sociedade e do setor produtivo. Além de contribuir para a atualização das práticas desenvolvidas pelo Polo, o evento fortalece a integração com outras instituições da Rede Federal, ampliando oportunidades de cooperação e desenvolvimento de novos projetos.


