Software voltado à manutenção preditiva ganha registro no INPI

Publicado em: Quarta-feira, 6 Agosto 2025 11:23

O software desenvolvido no projeto “Aplicação combinada de Modos e Efeitos de Falhas (FMEA) com Inteligência Artificial (IA) na gestão da manutenção”, desenvolvido pelo Polo de Inovação IFMG em parceria com a empresa Engeoil, recebeu oficialmente o Certificado de Registro de Programa de Computador emitido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), no final de maio. O processo de registro contou com o apoio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFMG.

A propriedade intelectual do programa é assinada por uma equipe de pesquisadores que atuaram diretamente no projeto: Geraldo Abranches Mota Batista (também proprietário da Engeoil), Diego Oliveira Miranda, Bruno Nonato Gomes, Carlos Alexandre Silva, Daniel Bruno Fernandes Conrado, Victor Fernandes Magalhães e Arthur Fernandes Foureaux.

Projeto

O objetivo do projeto foi desenvolver um protótipo de software baseado no histórico de laudos de análises de óleos lubrificantes, capaz de identificar tendências e anormalidades de forma automatizada. Com isso, o sistema permite diagnosticar modos de falha com maior precisão, contribuindo para a elaboração de planos de manutenção preditiva mais eficazes nas empresas.

O software é resultado de um trabalho de pesquisa e desenvolvimento conduzido ao longo de 12 meses, com investimento total de R$ 278.278,00.