Polo IFMG lança edital de Banco de Talentos de Colaborador Externo

Publicado em: Segunda-feira, 24 Março 2025 10:32

O Polo de Inovação IFMG lançou o edital de Banco de Talentos de Colaborador Externo. O cadastro de reserva é voltado para profissionais interessados em atuar em projetos de Pesquisa e Inovação desenvolvidos pelo Polo IFMG, em parceria com a Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e empresas de diversas regiões do Brasil. As normas e requisitos para participação estão descritos no edital 75/2025.

O edital tem por objetivo tornar públicas as normativas para credenciamento de profissionais sem vínculo com o IFMG no âmbito do Polo de Inovação do IFMG visando à execução das atividades de Pesquisa e Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

Como é feito o credenciamento?

A confirmação do credenciamento divulgada no edital assegura ao candidato apenas a expectativa de direito ao convite para participação em atividades no âmbito da unidade Embrapii, ficando esse ato condicionado à observância das disposições legais pertinentes, bem como ao interesse e conveniência do serviço público.

Para efetuar o credenciamento, o candidato deverá enviar um e-mail para prospeccao.polo@ifmg.edu.br com o assunto intitulado “Edital Pesquisador Externo – Credenciamento” e anexar os seguintes documentos em formato PDF: Declaração de interesse e disponibilidade (Anexo I), com assinatura eletrônica pelo GOV.BR; Declaração de inexistência de fato impeditivo (Anexo II), com assinatura eletrônica pelo GOV.BR; Currículo Lattes atualizado; Diploma da titulação mais alta; Documentação comprobatória quanto ao enquadramento no item 3.1.

Quem pode participar?

Poderão se credenciar como pesquisador externo, aqueles sem vínculo com o IFMG, desde que: servidores públicos federais, estaduais, distritais e/ou municipais, ativos ou inativos, civis ou militares, pertencentes ao quadro de pessoal da administração direta, autárquica ou fundacional; empregados ou funcionários ativos vinculados a empresas públicas ou privadas, nacionais ou internacionais, que possuam cooperação com o IFMG; profissionais autônomos ou aposentados de comprovada capacidade técnica.