Institucional

O Polo de Inovação do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), sediado no Campus Formiga-MG, é um ente organizacional conforme definido pela Portaria 19/2015 do Ministério da Educação. Sua estrutura organizacional é composta por uma diretoria-geral, uma coordenadoria de gestão e prospecção de projetos de PD&I e duas outras coordenadorias dedicadas ás áreas administrativa e financeira. Além disso, o polo conta com o suporte do NIT IFMG e da renomada Fundação Arthur Bernardes (FUNARBE).

O Polo de Inovação Minas Gerais conta com um qualificado e multidisciplinar corpo de docentes/pesquisadores, composto por cientistas da computação, engenheiros, físicos, administradores entre outros. Tendo como foco o desenvolvimento de softwares e sistemas, os pesquisadores contam com laboratórios de computação científica equipados com equipamentos e softwares de ponta para o desenvolvimento dos projetos de PD&I, além do Laboratório de Sistemas Automotivos.

Buscando cumprir sua missão de desenvolver projetos de PD&I em parceria com empresas, o IFMG firmou convênio de cooperação com um grande grupo do setor automotivo em 2014. Este convênio permitiu a construção de um sofisticado laboratório dedicado ao estudo de sistemas automotivos. A experiência na construção e execução de projetos via parceria com uma grande empresa e o corpo multidisciplinar qualificado de docentes/pesquisadores produziu o ambiente necessário para a aprovação do Polo de Inovação Minas Gerais no âmbito da chamada pública 02/2014 da EMBRAPII, com área de atuação em Sistemas Automotivos Inteligentes.

Mais informações: http://embrapii.org.br.

O IFMG é credenciado pela EMBRAPII
para executar projetos de pesquisa,
desenvolvimento e inovação na área
de competência "Sistemas Automotivos Inteligentes".

Como funciona?

  1. Sua empresa e a Unidade EMBRAPII IFMG definem um projeto
    inovador para um produto ou processo de seu interesse.
  2. 50% dos recursos são custeados pela EMBRAPII e os outros 50%
    são negociados entre o Polo de Inovação e a empresa, sendo no mínimo de 10% pela empresa.
  3. A infraestrutura para o desenvolvimento do projeto é fornecida
    pela Unidade EMBRAPII IFMG.
  4. O projeto é executado com segurança, sigilo e garantia à empresa
    da exploração da tecnologia desenvolvida.
  5. A empresa consolida um diferencial competitivo no mercado.

Áreas de competência do IFMG
credenciadas para a Unidade EMBRAPII

A área de competência da Unidade EMBRAPII no IFMG é “Sistemas Automotivos Inteligentes”, com as áreas detalhadas a seguir:

Sistemas Automotivos Inteligentes

Aplicações Embarcadas
Protocolos de comunicação inter e extra veicular

Contato

Enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..